
As férias escolares estão chegando. Se você tem filhos, é provável que já esteja planejando alguma viagem de férias ou mesmo atividades de lazer para entreter os pequenos durante o período. Afinal, é muito tempo livre e energia para gastar!
Seja em passeios ou em viagem, é preciso ficar atento aos custos. Afinal, quanto mais gente envolvida, mais se gasta. Mas não tema: dá para se divertir muito e economizar ao mesmo tempo!
Confira nossas 10 dicas de economia para as férias e aproveite muito com sua família.
1 – Férias personalizadas para a sua família
Agências de turismo e redes sociais mostram sempre famílias inteiras sorrindo em qualquer destino. Desde praia, cidade e até embaixo de neve. Mas verdade seja dita: como será que as crianças lidam com roteiros cansativos, situações extremas e atrativos que não interessam para elas?
Quem tem filho sabe bem que crianças exigem um ritmo e escolhas diferentes. Por isso, ao invés de escolher um destino ou passeio somente pelo que outros falam dele, pense no perfil e nas necessidades da sua família.
Gostam mais de aventura? Um hotel fazenda com opções de pesca e outras atividades esportivas pode ser uma boa! Curtem mais relaxar em frente ao mar? Alugar uma casa em uma cidade menos turística pode ser perfeito para curtirem um sossego juntos. As crianças já estão grandes e querem conhecer novos lugares? Envolva eles no planejamento para decidir qual cidade gostariam de explorar!
2 – Defina um orçamento
Criar momentos especiais em família não significa ter que gastar muito. Por isso, depois de pensar no que é mais interessante para todos, calcule o orçamento total. Seja para uma viagem específica ou para o total de passeios que pretende fazer com os filhos durante as férias, é importante saber o quanto se pode gastar.
Se for viajar, calcule tudo o que vai precisar: transporte, hospedagem, passeios e estimativa para alimentação. Se for o caso, inclua também outros custos, como seguro viagem, aluguel de equipamentos, etc. Se for passear com as crianças em sua cidade, anote também tudo que pretende fazer e o custo aproximado de cada coisa. Inclua o valor do transporte, ingressos e alimentação.
3 – Converse sobre custos com seus filhos
Muitos pais tentam poupar seus filhos de assuntos financeiros por temerem criar uma preocupação a mais para as crianças. Porém, se o assunto for tratado com naturalidade e inserido no dia a dia dos filhos, maior será a consciência financeira deles, tanto na infância quanto na fase adulta, ajudando-os a serem mais saudáveis financeiramente.
Por isso, mesmo se seus filhos são pequenos, converse com eles sobre o que pode ou não ser gasto. Explique que existe um orçamento para os passeios e que o objetivo é fazer todos se divertirem juntos. Outras coisas podem ser avaliadas, mas são os pais que irão decidir se cabe ou não naquele momento. Deixando tudo claro com antecedência, as crianças tendem a ficar bem menos frustradas quando pendem algo que não será atendido.
4 – Pesquise com antecedência
Os preços vão subindo conforme a demanda aumenta, então comece o quanto antes a olhar opções de transporte e hospedagem. Avalie a quantidade de pessoas e as idades para decidir o que compensa mais para sua família. Pergunte-se: vale a pena ir de carro ou com outro meio? Hotel ou casa alugada?
Muitos hotéis oferecem gratuidade (ou ótimos descontos) para crianças até 12 anos de idade. Procure essa informação e aproveite o benefício. No geral, hotéis e pousadas também costumam ter melhores tarifas quando o número de diárias é maior. Além disso, em plataformas onde é possível se comunicar com o proprietário da hospedagem antes da reserva, (ex: Airbnb) é possível enviar uma mensagem perguntando sobre possíveis descontos. Mas fique atento: sempre formalize todas as conversas pela plataforma e nunca realize o pagamento “por fora” para evitar fraudes.
5 – DE-SA-CE-LE-RE
Férias com as crianças exigem um ritmo diferente. Afinal, se elas estiverem cansadas e entediadas, é fácil ficarem mais irritadas e mal-humoradas.
Por isso, planeje tudo num ritmo mais lento do que o normal. Especialmente se estiver também com pessoas de idade. Inclua tempo para paradas ao longo do caminho, intervalos para lance e tempo para descanso.
Seja realista quanto ao que precisa ser visto e em quanto tempo. Quanto menor a pressão, mais agradável será para toda a família curtir o tempo juntos.
6 – Atrações Gratuitas
Aproveite todo tipo de atrações gratuitas que podem interessar as crianças: parques, praias, parquinhos, eventos, peças de teatro e outras programações infantis. Além disso, muitas vezes crianças não pagam para entrar em museus, monumentos turísticos e outros atrativos. Pesquise as condições de cada lugar e inclua no roteiro!
7 – Alimentação adaptada
Um dos maiores custos em passeios e em viagens é com alimentação, e o que encarece muito é ir em restaurantes na maior parte do tempo. Mas é possível economizar!
Prepare lanches para cada dia de atividade. Além de economizar, atende melhor as necessidades nutricionais dos pequenos. Se for comer fora, procure por opções mais informais (como lanchonetes e padarias). Outra dica é perguntar sobre menus infantis, que são mais baratos. Assim, além de economizar, a criança evita desperdício de alimentos.
Em viagem, dê preferência para casas ou quartos com uma pequena cozinha. Isso ajuda muito a economizar com as refeições principais. Além disso, é sempre interessante ir ao mercado e comprar produtos regionais para experimentar.
8 – Monitore os gastos
Se no dia a dia já é difícil monitorar nossas finanças, em uma viagem ou passeio é ainda mais desafiador. Mas para evitar situações complicadas, simplifique: use um aplicativo ou bloco de notas para ir lançando os gastos do dia.
Ao final do dia, compare o que foi gasto e o que tinha sido planejado até então. Se necessário, faça ajustes na programação dos próximos dias para se manter o mais próximo possível do orçamento.
9 – Seja flexível na programação
Como vimos, viagem ou passeio em família requer um planejamento e ritmo próprio. É importante estar preparado também para imprevistos. A roupa que sujou com o sorvete e precisa ser trocada, a pausa para a soneca da tarde ou mesmo ter que voltar para buscar o brinquedo favorito que foi esquecido no hotel. É importante manter a calma e estar preparado para fazer adaptações no roteiro.
10 – Use clubes de vantagens a seu favor
Diversos clubes de vantagens oferecem condições vantajosas, como descontos, cashbacks, acúmulo de pontos ou milhas. Pesquise parcerias e estabelecimentos desejados dentro destes clubes e aproveite!
O Clube Wiipo, por exemplo, é um benefício que a empresa libera para os colaboradores, com uma infinidade de lojas, restaurantes, serviços e vouchers. Além dos descontos e cashbacks exclusivos, existe a possibilidade de pagar com desconto em folha*, o que ajuda a balancear os gastos das férias.
Confira alguns parceiros do Clube Wiipo que são ideias para curtir com a família:
- Para viajar com mais vantagens: Airbnb, Buser, Maxmilhas, Sem Parar e Átimo Turismo.
- Para passear com as crianças: Cinemais, Cineart, Playart, UCI, Cinépolis, Cinesystem, Centerplex, Moviecom, Kinoplex, Espaço Itaú de Cinema, GNC, Multicine (5% cashback + descontos de até 36% OFF)
- Para férias educativas: FASA – Inglês online (45% de desconto), Accomplish More (Cashback de 5%) e Inglês para imigração (cashback de 5%)
Aproveite, economize e curta muito nestas férias com sua família. Até o próximo Dicas Wiipo!
*O Clube Wiipo é um benefício oferecido pela empresa onde trabalha, incluindo a liberação do pagamento via desconto em folha. Informe-se com o RH sobre os benefícios para colaboradores.