Pular para o conteúdo

3 ações com foco em desendividamento que irão aumentar o engajamento do seu time

Ter saúde financeira é sobre viver em equilíbrio. É a capacidade de lidar com gastos e ainda absorver qualquer imprevisto que surja no caminho. E, quando as coisas não vão bem nesse sentido, isso acaba impactando diversas áreas da nossa vida. Quem já teve algum problema financeiro sabe como é difícil esquecê-lo – nem que por um instante. Ele fica martelando em nossa mente até ser resolvido. Imagina só o quanto isso afeta também a nossa rotina de trabalho.

Muita gente gasta tempo do trabalho pensando em como se livrar das dívidas e como fazer o salário durar até o fim do mês. Questões como essas afetam a saúde mental e, consequentemente, reduzem a performance do colaborador. Elas mexem com pontos importantes, como produtividade, engajamento e até as relações intrapessoal e interpessoal no ambiente de trabalho.

Segundo um estudo realizado pela PwC, entre os funcionários com estresse financeiro, 49% disseram que as preocupações com dinheiro impactam sua saúde mental. Entre os funcionários que estão endividados, 67% lutam para pagar suas contas em dia e 64% usam cartões de crédito para pagar contas que de outra forma não poderiam quitar.

Falar sobre finanças não é algo fácil. Uma pesquisa da Serasa sobre endividamento do brasileiro revela que 51% dos entrevistados sentem vergonha por estarem endividados. 70% deles tiveram pensamentos negativos pela vida financeira. Apesar desse número, a maioria ainda tem esperança de que vai se livrar das dívidas.

Pelo papel que o contexto financeiro ocupa e os impactos dele no bem-estar físico, mental e social do colaborador, é ideal que as empresas e, em especial, a área de recursos humanos encontrem formas de auxiliar seu time a atingir sua tão sonhada liberdade financeira.

Eis que surge a pergunta: qual é o papel do RH na saúde financeira dos colaboradores?

É muito difícil deixar de lado os problemas pessoais em casa durante o expediente. Não é um simples botão que conseguimos desligar. Se as empresas de cobrança estão ligando ou se o salário não dura até o final do mês, isso irá interferir na jornada de trabalho dela.

Ao atuar para melhorar a saúde financeira dos colaboradores, o RH faz com que eles tenham maior qualidade de vida durante as horas do dia que se dedicam ao trabalho. Isso porque eles iniciam o trabalho sem a carga negativa que o endividamento traz em suas vidas e, consequentemente, se tornam mais produtivos.

3 ações com foco em desendividamento para engajar seu time:

1. Programa de Educação Financeira

Promover palestras e compartilhar conteúdos voltados à saúde financeira é sempre um bom começo. Falar sobre o assunto é muito importante. Então, incentive a participação nesses momentos e se mostre aberto a entender os problemas financeiros do seu time e disposto a ajudar a minimizá-los. É natural que as pessoas comecem a se sentir mais à vontade em falar sobre o assunto com o tempo e se envolvam mais nas ações que melhorem a sua saúde financeira familiar.

2. Ferramentas

Ofereça o apoio de planilhas financeiras e aplicativos de controle de custos úteis. Pode parecer simples, mas eles ajudam os colaboradores a entenderem onde estão gastando errado. Compartilhe essa novidade na comunicação institucional e incentive-os a utilizá-los. Um tutorial nesse momento ou um vídeo explicativo pode ser bem útil.

3. Pacote de Benefícios

Um pacote de benefícios completo pode ajudar os colaboradores em suas despesas – além do salário. Além disso, flexibilizar alguns deles de acordo com a realidade da sua empresa e as necessidades do seu colaborador também é um ótimo caminho. Esse formato mostra que a empresa se importa, de verdade, com o seu time. Como consequência, aumenta o engajamento e a produtividade.

O Wiipo Flex, nosso cartão de benefícios flexíveis, consegue ajudar o seu RH nessa jornada e dar mais liberdade ao seu colaborador. Além disso, a Wiipo tem uma parceria com a Ali, garantindo o melhor crédito consignado – com tudo que seu time precisa para reduzir dívidas com as menores taxas do mercado e parcelas que não pesam no bolso. Quer saber mais? Fale agora com nossos especialistas!

___

Conteúdo em parceria com Ali Crédito