Pular para o conteúdo

6 dicas para aumentar as chances de aprovação de crédito

Só quem já teve uma solicitação de crédito negada sabe a frustação que se sente. Em alguns casos, pode ser que a pessoa até imagine o motivo da barreira, mas em outros pode ser um total mistério.

Visto que o crédito consignado, assim como outras formas de empréstimo, são um grande aliado na hora de realizar projetos e colocar a vida financeira no lugar, preparamos este artigo com 6 dicas para aumentar as suas chances de aprovação. Confira!

1 – Tenha um bom relacionamento com as instituições financeiras

Independente se você vai solicitar o empréstimo ao banco ou à outra instituição financeira, é importante que tenha um bom histórico de relacionamento. Isso significa ter uma conta na instituição escolhida, fazer movimentações frequentes e, o mais importante, quitar todas as eventuais dívidas (como fatura do cartão de crédito, por exemplo) dentro da data de vencimento.

Todas essas interações financeiras ficam registradas e vão criando o que os conhecemos como score, uma espécie de classificação para sua situação financeira.

Mas não se limite às transações. Converse com os atendentes e gerentes financeiros. Eles podem dar ótimos conselhos sobre qual o melhor caminho para aumentar seu score dentro da instituição. Só tome cuidado para não contratar serviços que não fazem sentido para você, só porque eles afirmaram que “quanto mais serviços melhor”. Analise sempre, e entenda bem os serviços financeiros.

2- Consulte seu nome

Faça uma consulta para saber se seu nome está limpo, ou encontra-se em algum órgão de restrição de crédito. Pesquise no Serasa e no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), pois a maioria das instituições financeiras automaticamente negam o crédito quando o nome se encontra nessas bases.

Se você descobriu que seu nome se encontra em algum destes órgãos, a primeira coisa é entender o motivo e tentar reverter a situação. Às vezes uma dívida relativamente pequena que passou despercebida pode ser a razão. De qualquer modo, entre em contato com o órgão e peça mais informações. Depois que quitar a situação, priorize compras à vista. Elas vão te ajudar a manter os gastos sob controle e, de quebra, vão aumentando o seu score.

3 – Tenha contas em seu nome

É muito importante que as contas pessoais sejam realmente em seu nome. Só assim o banco, e outras instituições, vão conseguir verificar sua identidade e seu real histórico econômico. Outra dica importante é colocar as faturas de luz, água e telefone como pagamento em débito automático. Assim elas ficam visíveis, e vão tornando seu histórico financeiro cada vez mais sólido e confiável.

4- Pague as contas em dia

Pode parecer óbvio, mas pagar as contas em dia é fundamental para o seu histórico financeiro. O banco analisa não só se você tem ou não dinheiro para pagar as contas, mas o quanto você é disciplinado com as datas. Isso ajuda a reforçar, por exemplo, que você será pontual ao quitar as parcelas do empréstimo contratado.

Por isso, pague todas as contas em dia. Como bônus, você fica sempre longe das taxas de juros ocasionadas pelo atraso. Se achar útil, programe pagamentos automáticos direto na sua conta bancária.

5 – Compare as condições de cada instituição

Cada instituição financeira tem suas próprias políticas e procedimentos para oferecer empréstimos. Pesquise para saber qual instituição se encaixa melhor no seu perfil de consumidor para que o crédito seja liberado com mais facilidade.

Pesquise também as taxas e as condições de pagamento, pois um crédito “fácil” às vezes vem associado com as taxas mais altas. Fique de olho.

6 – Se for o caso, faço um financiamento em conjunto

Pode ser que, no seu caso, o financiamento seja para um projeto em parceria com alguém. Pode ser a entrada para uma casa própria, ou mesmo um empreendimento com outro sócio. Nesse caso, o financiamento pode ser solicitado em conjunto com a outra pessoa interessada e as duas rendas entram na avaliação.

 Nesse caso, as duas rendas e perfis financeiros serão analisados pela instituição. Serão avaliadas as movimentações das contas, o histórico de pagamentos e, se for o caso, os registros como Microempreendedor Individual (MEI) ou como outra categoria de empresa.

E aí, curtiu as dicas? Esperamos que você consiga concretizar seus projetos e metas financeiras!

Você sabia?

Se sua empresa tiver ativo o Crédito Consignado Wiipo, você pode solicitar pelo aplicativo Wiipo (ou direto para o RH) um crédito com pagamento em débito em folha e as taxas mais competitivas do mercado. Vale trocar uma ideia com seu RH 😉