Pular para o conteúdo

Os benefícios de uma empresa pet friendly

Se você tem (ou já teve) um pet, entende bem o prazer de ter a companhia de um bicho de estimação. Os pets ocupam um lugar importante em nossas vidas, e, cada vez mais, em nossas rotinas.

Segundo a Associação ABINPET, o Brasil representa o 3º maior país do mundo no que se refere ao tamanho da população de animais de estimação. Como um reflexo à esta preferência nacional, o comércio em geral se adapta cada vez mais para receber os pets em seus pontos de venda.

O rótulo “pet friendly” (algo como “amigável aos animais”) torna-se um diferencial competitivo, desde restaurantes até pousadas, fidelizando um público que prefere não se separar dos seus pets.

A adesão ao modelo também está entrando no mundo corporativo. Mas afinal, quais os benefícios de ser uma empresa “pet friendly”?

Benefícios de ser uma empresa pet friendly

Diversos estudos confirmam: o contato com os animais reduz o estresse e estimula a produção de oxitocina, conhecido como o “hormônio do amor”, por sua capacidade em aumentar a sensação de bem-estar.

Os pets, portanto, ajudam a melhorar o clima organizacional, deixam o dia a dia mais dinâmico e reduzem o estresse dos colaboradores. De fato, uma pesquisa realizada pela Universidade de Plymouth, na Inglaterra, constatou que a presença de um simples aquário no escritório foi capaz de diminuir significativamente a ansiedade dos colaboradores.

As pequenas pausas para interagir com os animais também ajudam a aliviar a carga mental, a melhorar o humor e até a potencializar as interações entre os colegas de trabalho. Tudo isso contribui para um trabalho em equipe mais fluido e engajado.  

E, por último, com uma equipe de colaboradores mais felizes e satisfeitos com sua qualidade de vida, a empresa cresce em valor agregado e em fortalecimento de marca, seja entre os novos talentos como entre os próprios consumidores.

Como criar um ambiente pet friendly

Agora que você já sabe dos inúmeros benefícios que os pets podem trazer para o ambiente do escritório, pode ser que você já tenha até algumas ideias de como implantar isso na sua empresa. Mas afinal, como criar um ambiente pet friendly do zero? Quais aspectos são fundamentais para o seu sucesso? E como a empresa vai mitigar os riscos envolvidos?

Confira algumas etapas e princípios importantes neste processo:

Compreenda os interesses e as preocupações de seus colaboradores

Antes de sair designando as áreas dedicadas aos pets na empresa, é fundamental ouvir e entender os seus colaboradores. Alguns podem ter um forte desejo de levar seus pets, mas outros podem ter fortes objeções também. Criar uma pesquisa anônima sobre o assunto pode ser uma ótima ferramenta para entender os sentimentos dos colabs sobre o tema.

Verifique se o local da empresa é adequado

Se a empresa se encontra em um edifício alugado, é preciso verificar se a política do local aceita pets ou não. Também é válido conversar diretamente com os proprietários, pois pequenas adaptações (ou concessões) pode ser o que falta para eles liberarem o acesso dos pets.

Crie e compartilhe uma política bem clara

Se sua empresa percebe que ser pet friendly está alinhado com suas políticas internas e é algo altamente desejado pelos colaboradores, está na hora de criar um plano de ação e uma política muito bem explicada sobre o assunto. Ela pode incluir princípios específicos sobre o que será ou não tolerado, como latidos em excesso e agressões. É importante ter regras detalhadas sobre aspectos como: uso de coleiras, áreas permitidas e não permitidas, onde ficarão os pets durante o expediente, vacinas obrigatórias, etc.

Pensando nos colaboradores, é importante definir espaços para as pessoas que talvez tenham alergia ou simplesmente prefiram não estar próximas de pets durante o trabalho. O mesmo cuidado vale para os elevadores, as áreas ao redor do prédio e outras áreas comuns.

Mapeie os arredores da empresa

Os pets precisam de uma área para se exercitarem, fazer suas necessidades e brincar. Por isso, é importante que a empresa verifique se os arredores da empresa atendem bem à essas necessidades. Mapear os estabelecimentos pet friendly da região também é ótimo para os colaboradores que desejam levar seus pets para almoçar, tosar ou fazer compras.

Caso o endereço da empresa não possua espaços ao ar livre seguro para os pets, é possível criar um espaço dedicado no interior do prédio, desde de que se respeite as políticas do espaço e o bem-estar dos animais.   

Esteja preparado para bagunças e adaptações

Por mais que a implantação do escritório pet friendly seja controlada e organizada, em algum momento as coisas podem fugir do previsto. Tenha sempre à disposição de todos materiais de limpeza (como sprays desinfetantes e saquinhos plásticos) para evitar inconvenientes.

Também pode acontecer de alguns colaboradores se sentirem incomodados com alguns aspectos do novo modelo. Esteja sempre aberto para ouvir e acolher os sentimentos e sugestões sobre o assunto. Se necessário, vá fazendo ajustes na política da empresa.

Outros modos de ser pet friendly

Quando pensamos em uma empresa pet friendly, talvez a primeira coisa que nos vem à mente seja de um escritório cheio de cachorros fofos. Mas o conceito é muito mais amplo.

Talvez sua empresa não consiga implantar um espaço físico para acolher os bichos, mas um pet day na semana ou no mês pode ser suficiente para fazer o time mudar os ares. Ou, se o espaço é pequeno, talvez fazer uma escala de quem vai trazer o seu animalzinho a cada pet day. Assim todos conhecem um pet diferente e as responsabilidades não ficam muito pesadas para ninguém.

Outro modo significativo de ser pet friendly é por oferecer um benefício relacionado aos pets para seus colaboradores. Com o Wiipo Flex, por exemplo, o RH pode criar um bolso dedicado para os donos de pet usarem com produtos e serviços. Do petisco em forma de ossinho até a mensalidade de um plano de saúde pet, seus colabs podem ter um benefício dedicado aos seus pequenos amigos.

___

Saiba mais sobre o Wiipo Flex, o cartão que reúne todos os benefícios corporativos e é aceito em mais de 4 milhões de estabelecimentos aqui e preencha o formulário de interesse para ser contatado por um de nossos consultores.