Você já deve ter ouvido falar sobre as diferenças e os conflitos entre as gerações X, Y e Z. Cada uma delas, de fato, tem um perfil comportamental próprio. Assim como preferências e objetivos diversos no mercado de trabalho.
Neste artigo vamos conhecer quais as características principais de cada geração e como elas se manifestam no mercado de trabalho. Mas antes, você sabe quem é quem?
Geração X
Nascidos entre o início dos anos de 1960 até o final de 1970, aproximadamente. época marcada pelo auge da revolução cultural, o movimento hippie e o movimento da liberdade sexual. Pessoas dessa geração tendem a ter um grande apreço pela paz, independência e empreendedorismo.
Perfil no trabalho
Embora cada indivíduo tenha suas próprias características, de modo geral, quem pertence a geração X possui um grande senso de comprometimento e linearidade. Em um contexto de revoluções e mudanças estruturais, esses indivíduos buscavam conquistar uma carreira sólida e estável.
Hoje, estes profissionais estão chegando perto da aposentadoria. Por isso, é ainda mais importante para eles buscar o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional. Valorizam o aprimoramento de habilidades, feedbacks construtivos e não tem problemas com atividades mais rotineiras.
Geração Y
Nascidos em meados de 1980 até o início dos anos 90. Também conhecidos como “millennials”, é uma geração que nasceu em um mundo globalizado com grande foco para a cultura de consumo. Por vivenciarem a transição e o desenvolvimento de tecnologias na área da comunicação (como internet e smartphones), assimilaram esses canais com muita naturalidade no cotidiano.
Perfil no trabalho
A assimilação das tecnologias desde a juventude formou uma geração regida pelo imediatismo e intenso questionamento. Por isso, os millennials dificilmente aceitam posições com tarefas repetitivas e burocráticas. Almejam altas posições no mercado de trabalho e usam a criatividade para inovar na carreira. Tendem a reagir bem a desafios e a recompensas, o que desperta seu desejo de superação.
Geração Z
Nascidos em meados dos anos 90 até hoje. Jovens 100% integrados à tecnologia e à internet, desde que nasceram. São habituados a ter qualquer informação na palma das mãos e a uma infinidade de facilidades tecnológicas (como e-commerce e serviços digitais simplificados). Mas ao passo que criam relacionamentos digitais com facilidade, nota-se que esta geração tem mais dificuldade em relações interpessoais no plano offline.
Perfil no trabalho
Os jovens desta geração estão começando a integrar o mercado de trabalho agora, então ainda é cedo para entender suas reais preferências e impactos no mundo profissional. Com base em suas características, porém, pode-se prever algumas coisas, como a baixíssima tolerância à burocracia, a processos repetitivos e ao formato tradicional de trabalho, onde não há flexibilização de horas. Eles também não buscam carreiras de longo prazo em uma mesma empresa e preferem o modelo home office.
E você, se vê em algumas dessas descrições? Como sua empresa lida com as diferenças entre cada um destes perfis?
Conhecendo o momento de cada colaborador, as empresas conseguem extrair o que cada um tem de melhor e, ao mesmo tempo, construir uma ponte de aprendizado entre todos.