
Um dos temas que levamos aos participantes do CONARH 2023 foi como a percepção dos colaboradores em relação aos benefícios vem se transformando. No stand da Wiipo + Senior, Luis Quental, nosso Head de Benefícios, compartilhou insights estratégicos sobre a pauta com os gestores presentes.
No artigo de hoje, compartilhamos alguns desses insights com o objetivo de ajudar as empresas a traçarem estratégias de benefícios corporativos mais assertivas. Vem com a gente!
O colaborador espera muito mais da empresa
Não é novidade para os Gestores de Pessoas que as novas gerações – como os Millennials e a Geração Z – têm expectativas bem diferentes em relação ao ambiente de trabalho e aos benefícios corporativos oferecidos. Mas como satisfazer estas expectativas é algo mais complexo, já que requer uma somatória de fatores.
No ambiente de trabalho, as novas gerações valorizam a flexibilidade, a autonomia e a cultura organizacional. Elas querem trabalhar em empresas que ofereçam a possibilidade de trabalhar de forma remota ou híbrida, que permitam mais autonomia em suas tarefas e que tenham uma cultura organizacional inclusiva e diversa.
A entrega destes valores de forma consistente aos talentos é algo que deve ir muito além das definições feitas na sala do RH. Elas devem envolver todos os setores, com uma cultura organizacional sólida e bem gerida.
Se antes um talento se baseava no salário, na localização da empresa e na soma do valor dos benefícios oferecidos para decidir aceitar ou não uma proposta, hoje as exigências são diferentes. O talentos avaliam todos os aspectos abaixo antes de decidir entre uma oportunidade ou outra:
- Opinião colabs e ex-colabs em sites
- Cultura e valores da empresa
- Flexibilidade das horas de trabalho
- Estrutura organizacional
- Espaço físico
- Todos os detalhes do pacote de benefícios (Qual a bandeira? Qual a rede credenciada? Fácil de usar? Posso optar por outro benefício no lugar?)
O que é benefício na visão do colaborador?
Segundo um relatório anual da WorkHuman, 63% dos colaboradores trocaria de trabalho em busca de melhores benefícios. Isso indica que o pacote de benefícios é um fator essencial para as estratégias de atração e retenção dos talentos.
Mas afinal, o que é “benefício” para as novas gerações de colaboradores? Uma pesquisa da NSHSS (Career Interest Survey, 2022) perguntou a diversos trabalhadores da Geração Z quais eram os benefícios mais importantes para eles. Abaixo, as menções e as porcentagens de menção:
47% >> Plano de Saúde
40% >> Horário Flexível
38% >> Dia de Folga
28% >> Base salarial
24% >> Bônus por performance
10% >> Seguro desemprego
4% >> Home-office
3% >> Stock options
Percebe-se que, em relação aos benefícios corporativos, as novas gerações valorizam mais aqueles que contribuem para seu bem-estar físico e mental. E assim como saúde é um conceito 360º, também o bem-estar do colaborador envolve diferentes frentes, que estão intrinsecamente relacionadas entre si. Não dá para pensar em bem-estar do colaborador sem incluir os aspectos físicos, emocionais e financeiros.
Tipos de benefícios
Existem os benefícios legais que são amplamente oferecidos pela grande maioria das empresas. São eles: Alimentação, Refeição e Transporte. Eles são a base, o “arroz com feijão” que o colaborador espera e com certeza irá consumir no seu dia a dia.
Mas até estes benefícios “clássicos” também podem ser inovadores e estratégicos. Com os benefícios flexíveis, por exemplo, dá para oferecer os mesmos benefícios (VA, VR e transporte) com muito mais liberdade para o colaborador. Sem o compromisso com uma rede credenciada limitada, o colab tem o poder de escolha na hora de consumir os benefícios.
O Wiipo Flex, por exemplo, é a nossa forma de oferecer benefícios carregados de liberdade. Ele reúne todos os benefícios em um único cartão com bandeira Mastercard e é aceito em mais de 6 milhões de estabelecimentos. Ele também oferece muito mais autonomia para o RH, que consegue fazer uma gestão centralizada de todos os benefícios e otimizar diversas rotinas operacionais. Conheça mais aqui.
A própria legislação trouxe mudanças para incluir e regular o poder de escolha dos colaboradores. Para saber mais, baixe grátis nosso ebook com todas as informações sobre Segurança Jurídica aqui.
Além destes benefícios base, existem muitos outros que podem ser usados estrategicamente para a retenção e atração dos talentos. São o que nós gostamos de chamar de “benefícios bacanas”. Alguns exemplos são:
- Saúde
- Educação
- Bem-estar
- Home-Office
- Mobilidade
- Previdência Privada
- Mimos
O importante é que deem liberdade de escolha e flexibilidade de uso, naquele momento da vida do colaborador. Senão, o que deveria ser algo funcional e “apetitoso” acaba sendo um peso inútil, como uma roupa que não serve.
Pense também em como os benefícios podem ser usados para o desenvolvimento pessoal e profissional do colaborador, que são outros fatores extremamente valorizados pelas novas gerações. Benefícios como auxílio-educação, crédito consignado, plano de academia e descontos em produtos e serviços atendem muito bem aos colabs.
O Crédito Consignado Wiipo, por exemplo, é uma solução que busca o desendividamento dos colabs de forma estrutural. Oferecemos um crédito com taxas entre as mais baixas do mercado, parcelas que cabem no bolso e, o mais importante: educação financeira. Dessa forma, o colab começa a quebrar o ciclo do mal endividamento e enxerga novas possibilidades de um futuro financeiro saudável.
Segundo uma pesquisa da PwC (10th annual Employee Financial Wellness Survey 2021), 87% dos colaboradores gostariam de ter apoio especializado sobre finanças pessoais. Isso só reforça a enorme lacuna sobre educação financeira e também a necessidade de investir na área. Afinal, bem-estar financeiro é uma das facetas da saúde do colaborador.
Saiba mais sobre o Crédito Consignado Wiipo aqui e veja como podemos ajudar seus colabs com um benefício financeiro que faz a diferença na vida deles, com total segurança e autonomia para a empresa.
__
Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe estes insights do CONARH 23 com seus colegas da área. E conte com a Wiipo para empoderar o RH e dar liberdade e poder de escolha para o colab!