Pular para o conteúdo

Qual é o seu perfil financeiro?

Já reparou como cada um de seus colegas de trabalho usa o salário de uma forma diferente? Mesmo em equipes onde todos ganham praticamente o mesmo salário, tem sempre aqueles que sofrem para pagar as contas em dia e ainda aqueles que viajam várias vezes por ano. A diferença no estilo de vida é tanta que alguns podem até pensar num bônus secreto da empresa (não dá para descartar né?). Mas a explicação real é menos conspiratória. Trata-se do perfil financeiro de cada um.

Perfil financeiro nada mais é que o modo como cada um lida com o seu próprio dinheiro. De acordo com seus hábitos e comportamentos, é possível traçar o seu perfil. Continue com a gente que vamos te ajudar a descobrir o seu!

Vamos ver quais são os 3 principais perfis financeiros e suas características, mas antes é preciso esclarecer uma coisa importante: seu perfil financeiro não é algo imutável, como a cor dos seus olhos ou seu signo (para os amantes de astrologia).

Seu perfil econômico é algo que varia ao longo da vida, dependendo do seu momento, do seu conhecimento financeiro, do seu emocional e até da sua renda. Ele pode sempre ser melhorado. Ou seja, você pode aprender cada vez mais sobre educação financeira e ter um relacionamento cada vez mais saudável com o dinheiro.

Vamos ao teste?

Agora vamos descobrir qual é o seu perfil financeiro atual! Pegue um pedaço de papel (ou uma nota no celular) e anote a quantidade de respostas com as letras A, B ou C para as perguntas abaixo. Seja o mais sincero possível. Depois vamos somar a quantidade de cada letra e descobrir seu perfil.

Você costuma definir um limite para seus gastos mensais?

A – Opa, sempre!

B – Hmm, às vezes

C – Limite, o que é isso?

Como você organiza suas finanças?

A – Uso uma planilha (ou app do celular) para acompanhar todas as despesas

B – Fico de olho no meu extrato bancário

C – Hmm… não costumo acompanhar meus gastos

Quando tenho que pagar as contas…

A – Sempre pago em dia, ou até adiantado

B – Geralmente sou pontual, mas às vezes falho. Quem nunca né?

C – Não lembro de colocar o lembrete no calendário, acabo atrasando sempre

Oba, compras! Que frase te define melhor:

A – Quando quero ou preciso de algo, pesquiso os preços, junto o dinheiro necessário e pago à vista (quase sempre)

B – Prefiro parcelar o pagamento, mas tomo cuidado para as parcelas não fugirem do orçamento

C – Sinceridade que fala né? Às vezes faço compras por impulso e só depois vejo como vou pagar…

Costuma fazer algum tipo de investimento mensal?

A – Sim, já tenho definido um percentual do meu salário para investimentos, que variam de acordo com meus objetivos

B – Depende… Quando sobre algum dinheiro no fim do mês, eu já coloco ele na poupança

C – Sobrar dinheiro? Não sei o que é isso.

Estressando o cenário: caso você fosse demitido este mês, por quanto tempo acha que conseguiria manter seu padrão de vida atual?

A – Conseguiria manter por um ano

B – Acho que seis meses no máximo (auxílio desemprego conta né?)

C – Sem o salário não consigo manter meu estilo de vida

Costuma pedir dinheiro emprestado?

A – Nunquinha

B – Já precisei pedir

C – Peço sempre que preciso

Resultados

Muitos A’s

Investidor

Focado na grana, você se atenta desde os pequenos gastos até os grandes investimentos. Tudo está mapeado na sua mente, e você investe no futuro mesmo que isso signifique abrir mão de alguns confortos no presente. Parabéns, você está no caminho certo, e cada vez mais próximo dos seus objetivos, incluindo a tão sonhada liberdade financeira.

Pontos positivos: pensar nos seus objetivos futuros te enche de motivação e disciplina, que a esta altura já são hábitos bem consolidados na sua vida financeira. Esta é uma grande conquista, pois são características que te ajudam em todos os setores da vida.

Pontos de melhoria: você está no caminho certo fazendo investimentos, mas não fique estagnado. Continue dedicando tempo para estudar sobre opções diversificadas. Não aposte todas as suas fichas em um único tipo de investimento. Cuidado para não sonhar demais com um futuro distante e esquecer de curtir o presente com quem ama.

Muitos B’s

Desatento

Seu perfil é de alguém que tem consciência financeira, mas no momento não está totalmente focado em seus objetivos. Por isso é normal esquecer de pagar algumas contas, extrapolar nos gastos do mês ou mesmo perder o controle das dívidas.

Gerenciar tudo isso sozinho não é fácil, a gente sabe. Mas nem tudo está perdido! Veja os dois lados da moeda:

Pontos positivos: por já ter algum conhecimento sobre finanças, você já sabe mais ou menos por onde começar. Ou pelo menos o que deve procurar aprender. É raro que você termine o mês muito no negativo. Ter essa percepção da sua renda (mesmo que intuitivamente), já é um ótimo começo!  

Pontos de melhoria: suas falhas são quase sempre resultado da falta de atenção ou falta de planejamento. Comece definindo metas que quer alcançar. Podem ser metas pequenas no início (como fazer um curso de formação), o importante é serem alcançáveis e com algum significado para você. Assim você vai se sentir motivado e vai treinando sua disciplina e atenção com as finanças de um modo geral.

Muitos C’s

Gastador

Você ama proporcionar momentos de lazer para si mesmo e para outros. Não troca os churrascos de fim de semana por uma viagem futura e nem consegue pensar em ficar sem comer fora. Números e planilhas também não são sua praia. O problema é que, tudo isso somado, gera sérios problemas na sua vida financeira. Quase nunca sobra dinheiro para pensar no futuro e algumas dívidas são inevitáveis.

Mas calma. Dá para ter uma vida financeira saudável e ainda se divertir!

Pontos positivos: você chegou até aqui. Isso indica que, apesar de não curtir planejamentos e finanças no geral, já percebeu que não dá para continuar com o mesmo padrão de consumo. Ficar no negativo, pagar dívidas abusivas ou mesmo se preocupar com o futuro geram um grande estresse. Então aproveite esse momento e dê a volta por cima!

Pontos de melhoria: planejamento e pensar no futuro são dois hábitos que você não tem. Até se preocupa, mas não consegue ter disciplina com o dinheiro e nunca tem uma reserva de emergência. Outro ponto problemático são as compras por impulso. Geralmente são elas que excedem seu orçamento e fazem você ficar no negativo. Analise seus gastos e comece com passos pequenos. Invista em sua educação financeira, faça planos para o futuro e treine sua disciplina com o dinheiro todos os dias.

E aí, curtiu nosso teste? Concorda com seu resultado? Lembre-se: seu perfil financeiro pode sempre mudar e melhorar. Seja o investidor dos seus próprios sonhos!