Pular para o conteúdo

RH Natalício – dicas para a época mais festiva do ano  

Fim de ano é um período alegre, cheio de datas comemorativas e de eventos. Tem Natal, férias, confraternizações, amigo secreto, Réveillon… sem falar na Copa do Mundo este ano. Tudo somado, é um período cheio de emoções, expectativas e desafios.

É um período desafiador especialmente para o RH, que, além de lidar com as rotinas operacionais e com o planejamento do próximo ano, ainda enfrenta questões específicas da época, como: pedidos de férias, horas de trabalho flexíveis, bônus, incentivos, festas corporativas, ausências e até a menor produtividade dos colaboradores.

Apesar de todos estes desafios, o fim de ano pode ser um período de celebração para a empresa e também para o time de RH. Pensando especialmente nos Gestores de Pessoas, preparamos 5 dicas especificas para o período das festas. Vem com a gente!

 

Dica 1 – Incentivos são poderosos

Como Gestor de Pessoas, você já sabe o quão importante é usar incentivos para engajar os times. Mas especialmente no fim do ano – a época menos produtiva do ano – eles assumem papel central em motivar os colaboradores.

Use os incentivos de forma estratégica, deixando bem claro o objetivo e a expectativa sobre o trabalho. E nem é preciso investir enormes quantias. Com o Wiipo Premia, por exemplo, é possível comprar vouchers de diferentes marcas em um único fornecedor e com descontos por volume. Simples, altamente desejável e efetivo. Conheça mais sobre a solução aqui.

Outras formas (não monetárias) de incentivo também funcionam e podem ser exatamente o que seus colaborares precisam. Exemplo: trabalho remoto ou horas flexíveis durante o período das festas. Lembre-se, porém, de deixar claro os requisitos e alinhar as expectativas quanto às entregas junto aos gestores.

 

Dica 2 – Reconheça e agradeça

Uma forma poderosa de incentivar os colaboradores é por simplesmente reconhecer e agradecer por seu trabalho. Por isso, tire um tempo para agradecer aos times. Envolva todos os gestores e incentive-os a replicar o reconhecimento. Quanto mais específicos e honestos forem os agradecimentos, mais os colaboradores vão se sentir motivados.

Afinal, sentir que seu trabalho é importante e que os outros percebem seus esforços é fundamental para o senso de pertencimento. Por isso, agradeça, reconheça os pontos fortes de seus colaboradores e abra o caminho para um 2023 onde eles se sintam realmente parte da empresa.

 

Dica 3 – As regras sobre férias e faltas devem ser bem claras

Gerir férias e ausências é especialmente desafiador no final do ano. Em decorrência das festas e confraternizações (corporativas ou não), acontece de alguns colaboradores faltarem ou chegarem atrasados. Este é um fenômeno real, acontece. Assim como muitos precisarem de férias para conseguirem viajar e ficar com a família.

Nossa dica é: reforce a comunicação neste período e deixe bem claro quais são as diretrizes da empresa sobre as ausências (justificadas e não), sobre banco de horas e sobre as férias. Transparência é o melhor modo de abordar uma situação que é real, mas pouco falada. Com a informação na mão, os colaboradores estarão conscientes sobre suas escolhas.

 

Dica 4 – Seja flexível

A empresa vai fechar entre o Natal e o Ano Novo? Alguns times podem ficar em regime remoto neste período?

Lembre-se que nem todos os colaboradores viajam, celebram o Natal ou preferem tirar férias neste período. Pode ser muito mais interessante deixar eles escolherem uma outra ou mesmo prover alternativas de trabalho (como home office).

O Spotify, por exemplo, aplica uma política de Feriados Flexíveis, onde cada colaborador decide quais feriados irá tirar no ano. Dessa forma eles escolhem os feriados que são mais significativos para eles, respeitando a diversidade dentro da empresa.

 

Dica 5 – Esteja pronto para as festas

Sua empresa ainda vai organizar uma festa de fim de ano? Os times terão alguma troca de presentes ou happy hours paralelos?

Independente se a empresa irá organizar os eventos ou não, saiba que eles irão acontecer. Por isso, não importa o cenário: ter uma política definida sobre o assunto é fundamental. Ela deve incluir regras sobre a organização de eventos internos, sobre premiações, troca de presentes e outros assuntos pertinentes à realidade da empresa e dos colaboradores. Estas diretrizes devem ser claras e amplamente divulgadas internamente.

E se a empresa estiver organizando a confraternização, aqui vão algumas regras de ouro:

 

  • Crie, revise ou reforce a política sobre festas corporativas
  • Não inclua, ou limite, a oferta de bebidas alcóolicas
  • Ofereça suficiente comida e bebidas não alcóolicas
  • Estipule o horário de início e fim
  • Designe responsáveis para cuidar do andamento da festa
  • Aliste as coisas que não podem acontecer e tenha um plano B caso elas surjam
  • O tom do evento deve respeitar os colaboradores e os costumes locais
  • Aproveite a oportunidade para criar vínculos significativos entre os times

 

___

Curtiu nossas dicas? A Wiipo deseja que este fim de ano seja um período cheio de realizações e momentos especiais na sua empresa. E claro, que seu trabalho como Gestor de Pessoas seja mais leve!

 

Boas Festas! E conte conosco em 2023!