Pular para o conteúdo

Virada financeira! Como planejar suas metas para 2023

Nada como a virada do ano para nos motivar com algo novo! Ao olhar o calendário, os 12 meses pela frente são cheios de possibilidade. Talvez você até já tenha uma lista com os objetivos pessoais para 2023. Mas, para alcançar estes objetivos, é preciso saber o quanto vai precisar. Então, vamos para a parte prática: traçar metas financeiras.

Antes de mais nada, saiba que é normal se sentir ansioso quando o assunto é dinheiro. Pode ser um desafio estabelecer metas financeiras, mas você vai conseguir! E estamos aqui para te ajudar. Simplificamos a fórmula em apenas 5 passos para você fazer deste ano a sua grande Virada Financeira!

Passo 1 – Encontre a sua inspiração!

Metas financeiras só fazem sentido se houver um propósito. Então pense no que você deseja alcançar, mas também o porquê de querer isso. Alguns exemplos podem ser:

  • Quitar completamente as dívidas do cartão de crédito para investir mais na futura festa de casamento
  • Criar um fundo de emergência de 3 meses para que eu possa pagar o aluguel caso perca o emprego e dar mais segurança para minha família.
  • Reformar a casa para deixar tudo pronto para a chegada do primeiro filho.
  • Iniciar um curso superior para investir na minha carreira e ter um melhor retorno financeiro no médio prazo.

Associar um propósito às suas metas é o que dá significado e motivação para continuar. Então tire um tempinho para pensar no que você gostaria de alcançar em 2023 e o porquê.

Passo 2 – Coloque a casa em ordem

Você já deve ter alguns objetivos em mente, mas como irá alcança-los? O primeiro passo para traçar o plano prático é entender em que ponto você se encontra agora. Abra seu aplicativo do banco e controle seu saldo na conta corrente, na conta poupança e os valores que devem ser cobrados no cartão de crédito. Se tiver alguma outra reserva ou fonte de renda, anote também. Tem alguma dívida para quitar? Coloque tudo no papel, no bloco de notas ou na planilha.

O importante é você saber o quanto entra e o quanto sai por mês. Só assim será possível saber o quanto pode dedicar para as suas metas. Também sugerimos a seguinte ordem de priorização:

Defina seu orçamento mensal

Sabendo quanto entra e quanto sai fica mais fácil definir o orçamento mensal. Exemplo: 60% do salário será dedicado aos custos fixos (aluguel, plano de saúde, mercado), 20% aos custos variáveis (entretenimento, lazer, roupas, etc) e 20% para economias (fundo de emergência, objetivos pessoais e pagamento de dívidas). Claro que cada um tem uma situação financeira diferente. Então, avalie as suas circunstâncias e decida realisticamente qual será o seu orçamento mensal.

Pague as dívidas

Esta deve ser a sua prioridade financeira nº 1. Enquanto houverem dívidas, fica inviável pensar em novos objetivos. Afinal, elas se tornam uma bola de neve muito rapidamente. Priorize as dívidas com as taxas mais altas, como o cartão de crédito. Sempre tente renegociar as dívidas com a instituição financeira. É muito provável que consiga taxas menores e melhores condições de pagamento. Se necessário, cogite contratar um crédito consignado com a finalidade de quitar suas dívidas.

O Consignado Wiipo, por exemplo, oferece taxas muito menores do que as praticadas pelo mercado, tornando simples a quitação de dívidas. Converse com seu RH para saber se o benefício está ativo para você e aproveite as vantagens.     

Crie um fundo de emergência

O que é? Basicamente é uma reserva destinada a imprevistos, como perda do emprego, emergências médicas e similares. Especialistas recomendam guardar neste fundo de 3 a 6 meses de custos fixos. Avalie o que consegue guardar todo mês e comece o quanto antes. Pode ser uma quantia pequena no início, mas o importante é criar o hábito de guardar dinheiro. Daí, quando tiver condições de economizar mais, será mais simples alimentar o seu fundo.

Passo 3 – Trace um plano de ação!

Agora que você já tem ideia de quais os seus objetivos, e o quanto vai precisar para alcança-los, é hora de traçar o plano estratégico. Vamos supor que sua meta seja a de quitar todas as dívidas este ano. Quanto será necessário pagar por mês? Em qual mês você estará livre das dívidas e poderá comemorar? E quais os cuidados necessários para que você não entre em outras dívidas ao longo do ano?

Quanto mais detalhes tiver no seu plano de ação, mais realista e mais simples será segui-lo! Então anote tudo, coloque os prazos e as quantias. Fugiu do plano em um mês? Sem problemas! Adapte seu orçamento e tente compensar nos outros meses. O importante é ter consistência, até alcançar as suas metas.

Passo 4 – Seja realista (e criativo)

Pode ser que você perceba que não será possível realizar todas as suas metas financeiras este ano. Mas não desanime! Tente fazer adaptações nos seus objetivos, ou priorize aqueles que são mais importantes. Quitar as dívidas, por exemplo, pode não parecer tão empolgante quanto a meta de uma viagem. Mas acredite: estar livre de cobranças não tem preço! E você ainda pode fazer uma viagem especial com a família e os amigos. Considere destinos mais próximos, uma quantidade menor de dias ou mesmo divida os custos com o grupo.

Passo 5 – Celebre suas conquistas

Traçar metas financeiras não deve soar somente como um dever. Cada vez que você cumpre seus objetivos mensais, alegre-se com a conquista! Significa que está caminhando para os seus próprios objetivos, investindo em si mesmo e em sua vida financeira. Não é pouca coisa! E quando finalmente conseguir alcançar seus objetivos, celebre! Faça algo que ama e recompense seus esforços.

Cada pequena conquista vai te tornar mais confiante. E, com o tempo, vai poder investir em metas financeiras cada vez maiores. Quem sabe um carro, uma casa própria ou até um pequeno negócio? O céu é o limite quando há consistência financeira.

____

Desejamos um 2023 cheio de conquistas financeiras para você! E a cada quinze dias estaremos aqui, no seu App Wiipo, com mais dicas e informações úteis para te ajudar a alcançar suas metas. Até o próximo Dicas 🙂