Pular para o conteúdo

Benefícios Flexíveis como estratégia de retenção de talentos

Contratar e manter colaboradores talentosos é um enorme desafio para as organizações, especialmente em nosso país. Uma pesquisa global da Robert Half – consultoria de recrutamento – apontou o Brasil como o líder mundial em rotatividade de colaboradores. 

Dentre os principais motivos citados para essa rotatividade estão: baixa remuneração, falta de reconhecimentodesmotivação e preocupação com o futuro da empresa. 

O problema é que essa rotatividade fora da curva prejudica a produtividade, o clima, a imagem e o caixa das empresas. Por isso, é urgente que as empresas compreendam melhor seus colaboradores e busquem diferenciais que atendam às suas necessidades reais. 

 

Benefícios flexíveis como incentivo 

 

Em um cenário de alta competitividade por candidatos qualificados, não dá para contar apenas com o salário como fator de incentivo. Os colaboradores avaliam cada vez mais de perto a empresa na hora de decidir qual vaga aceitar, incluindo cultura, clima organizacional e benefícios. Aí que entram os benefícios flexíveis como estratégia de captação e retenção dos talentos. 

Segundo uma pesquisa realizada pela Glassdoor, 57% dos candidatos consideram os benefícios na hora de aceitar uma proposta de emprego ou permanecer numa empresa. 

Os benefícios devem ser um incentivo para que o candidato escolha a sua empresa e se mantenha nela. Mas para isso ser possível, não basta modernizar o modo como você disponibiliza os benefícios padrão existentes. Eles devem respeitar a pluralidade e o poder de escolha dos colaboradores. 

 

Compreenda seus colaboradores 

 

A chave para oferecer benefícios flexíveis valiosos aos seus colaboradores está em compreende-los bem. Um colaborador que vende irregularmente o vale alimentação, por exemplo, para cobrir uma outra despesa fixa importante para ele, não está sendo bem atendido. O mesmo se dá com quem trabalha remotamente e não usufrui do vale transporte, ou mesmo quem precisa incluir dependentes no plano de saúde individual e acaba pagando por fora a diferença. 

Entender as necessidades do seu colaborador, tanto hoje como em cada momento de vida, é fundamental na hora de oferecer os benefícios flexíveis. Isso garante poder de escolha aos colaboradores, que podem decidir quais benefícios preferem receber ou como usar os saldos concedidos pela empresa.  

 

Fortaleça a cultura organizacional 

 

Quais os principais valores da sua empresa? Como eles refletem em seus colaboradores? Se saúde é um fator chave nos serviços da companhia, incluir um benefício de academia reforça isso na prática. Trabalham com serviços culturais? Incremente o benefício com créditos para espetáculos, livros e qualquer agenda cultural. Valorizam inovação? Ofereça créditos para cursos de formação ou aperfeiçoamento pessoal. 

Tudo isso contribui para uma imagem sólida e confiável da empresa. Quanto mais variado e customizável for o seu pacote de benefícios, mais será capaz de atender às necessidades de um quadro diverso de colaboradores. Como consequência, melhor será a percepção geral da empresa sobre a política de benefícios. 

 

Mais simples do que imagina 

 

A teoria parece complexa, mas é muito mais simples de implantar do que imagina. Ao contratar o serviço de uma operadora de benefícios flexíveis, o RH pode selecionar quais tipos de benefícios mais fazem sentido para seus colaboradores e oferecer as opções que estão mais alinhadas com sua empresa. Aqui na Wiipo, por exemplo, já temos o costume de bater um papo com o RH para identificar quais benefícios podem ser os mais estratégicos e, claro, para dar toda a ajuda técnica na hora de implantar os benefícios flexíveis.  E lembrando que todos os nossos serviços já foram pensados para ser extremamente simples e intuitivos, além de seguir todas as normas da LGPD. 

 

E aí, sua empresa já oferece benefícios flexíveis? 

 

Se quiser bater um papo com a gente, ficaremos felizes em ajudar a implantar um pacote estratégico, voltado para a retenção de talentos. Basta preencher o formulário nesse link.