
Sabia que mais de 70,1 milhões de brasileiros estão “no vermelho” hoje? Esse número é um recorde em número de endividados, segundo o Serasa Experian.
Estar no vermelho significa ter dívidas em aberto. Seja com uma quantia pequena ou grande, a situação é cada vez mais comum entre os brasileiros. Se você está, ou já esteve no vermelho alguma vez, sabe bem como isso gera ansiedade. Perder o controle das contas não é nada fácil e tira o sono. Mas por pior que seja, sempre há uma saída.
Mas o que fazer para passar longe do vermelho?
No Dicas Wiipo de hoje, trouxemos um conteúdo especial em parceria com a jornalista Beatriz Bevilaqua sobre como fazer a sua própria gestão financeira. Vem com a gente!
A de Anuidade, B de Boletos…
Muito se fala sobre contas, boleto e cartão de crédito, mas segundo Beatriz, deveríamos aprender ainda no ensino fundamental sobre educação financeira e controle dos gastos. Ela mesma só aprendeu muitas coisas quando decidiu empreender e enquanto produzia conteúdos sobre o tema. A seguir, ela compartilha conosco 4 dicas valiosas para gerir as próprias finanças:
1. Crie uma planilha de custo de vida
Você sabe qual é o seu custo de vida? Esse é um número importante para se ter em mente e não é difícil de descobrir. Ela aconselha: crie uma planilha simples – que pode ser digital ou física – para registrar todas as suas compras do dia a dia (sim, até o pãozinho de domingo).
Depois, identifique a categoria de cada gasto realizado. Ex: Uber e metrô entram como “Transporte”, remédios e plano de saúde como “Saúde”. Inclua também na planilha as entradas de dinheiro (ex: salário, renda extra, etc). Por fim, some todos os seus gastos fixos mais importantes (ex: moradia, alimentação e saúde) para descobrir quanto você precisa por mês para manter o seu padrão de vida atual, ou seja, seu custo de vida.
2. Defina suas prioridades
É muito importante saber quais contas são fundamentais no seu orçamento. Por exemplo: aluguel, gás, água, transporte, alimentação, energia elétrica e plano de saúde. São aquelas que, se não forem pagas no prazo, irão afetar muito sua vida e podem facilmente virar uma bola de neve financeira.
Ao definir as prioridades, identifique também os gastos que não são tão importantes neste momento, ou até mesmo exageradas. Tudo aquilo que você gasta muito, mesmo sem poder, e perde rapidamente o controle, pode estar tirando o lugar de contas importantes e levando você cada vez mais próximo do vermelho. Fique atento!
3. Diminua ou corte gastos
Sabe aquele streaming que você assistia todo dia durante a pandemia, mas agora não tem mais tempo? Ou aquele aplicativo de idiomas que você não consegue incluir na rotina atual? Estes são exemplos de serviços não essenciais que você pode cancelar. Talvez você descubra que consegue eliminar um bom custo por mês.
4. Economize e tenha uma reserva de emergência
Você costuma guardar uma parte do seu salário? Poupar algum valor por mês deve ser um compromisso sério, assim como outras contas a pagar. E pode ser uma quantia bem pequena no começo, como R$ 20 ou R$ 50. O importante é começar e ter regularidade.
Assim, sempre que surgir alguma emergência, você terá algum valor para cobrir as despesas ou te ajudar a dar entrada no pagamento. Por outro lado, se não tiver nada economizado, pode ir direto pro vermelho.
Curtiu as dicas? Nunca é tarde para começar seu planejamento financeiro, e mesmo pequenos hábitos vão te ajudar muito! Planeje-se e continue estudando sobre educação financeira. Nos vemos no próximo Dicas Wiipo!
____
Conteúdo em parceria com a jornalista Beatriz Bevilaqua, que há anos empreende e faz conteúdos sobre gestão financeira. Siga a Wiipo no Linkedin para ficar de olho em outros conteúdos!