Pular para o conteúdo

Guia de Sobrevivência às Compras de Natal

Chegou a época mais decorada do ano, e logo vem a canção da Simone para te fazer refletir no ano que passou. “Então é Natal… e o que você fez?” Ou melhor, o que você comprou?

A época é alegre, e a vontade é de comprar presentes para todos que são importantes na nossa vida. Do perfume para a mãe, até o petisco em forma de Papai Noel para o PET. Isso sem falar na decoração da casa, nas férias, na virada do ano, nos preparativos para receber a família e a própria Ceia de Natal, que deve ser especial. E a gente sabe que vai ter uvas passas em algum dos pratos. Faz parte do clima!

O problema é que somos bombardeados com infinitos anúncios de ofertas e sugestões cada vez mais caras para os presentes. Some a isso a ansiedade dos preparativos, a decisão sobre quem e com o quê presentar a família e os amigos e, sim, suas próprias ansiedades em relação ao fim do ano. Afinal, temos que administrar nossas expectativas e planejamentos, pois 2023 está às portas.

Mas antes que toda a experiência Natalícia se torne uma tempestade de emoções, confira 10 dicas que preparamos para você. Elas vão te ajudar a sobreviver financeiramente aos feriados de fim de ano e a ter uma experiência mais agradável com tudo relacionado ao Papai Noel.

Dica 1 – Faça uma lista (ou mais de uma)

Fazer (e seguir) uma lista de tudo o que precisa ser feito e comprado vai reduzir o estresse, te manter organizado e otimizar seu tempo. Inclua na lista os familiares, amigos, colegas e qualquer outra pessoa que deseja fazer se sentir lembrado nesse Natal. Anote também o que vai dar de presente para cada um e o seu orçamento total para os investimentos natalícios.

Se estiver inspirado, aproveite para criar outras listas úteis nessa época, como:

  • Compras para casa, para receber os parentes
  • Ingredientes para a Ceia de Natal
  • Atividades para entreter os convidados
  • Preparativos para as férias de fim de ano

E por aí vai! Mas lembre-se de acompanhar cada uma das listas e se ater ao seu planejamento. É o único modo de resistir às tentações do varejo e às compras de último minuto (geralmente bem mais caras!).

Dica 2 – Considere presentes alternativos

Você já fez a lista de todos que deseja presentear e está se sentindo grato por todos que são importantes na sua vida. E o Natal é sobre generosidade, não é mesmo? Sim. Mas aí que entra o orçamento. Não dá para presentear com algo que você não tem, ou entrar em 2023 com dívidas desnecessárias. Afinal, isso vai comprometer suas finanças por um bom tempo.

Dentro do seu orçamento, defina quanto vai investir no presente de cada pessoa. Mas lembre-se: presentes não são apenas coisas. Considere presentes alternativos, que vão fazer cada um se sentir especial! Aqui vão algumas ideias:

  • Amigo Secreto

Além de economizar com o presente de todos, é diversão garantida entre a família e os amigos! Capriche na “cerimônia”, escolha um presente especial e crie momentos inesquecíveis.

  • Vale Presente

Sim. Nunca sai de moda, não tem como errar na escolha e a pessoa vai ter duas experiências de presente: na hora que receber e depois quando for escolher o artigo desejado.

  • Vale Experiência

Uma camisa é legal, mas seu pai pode amar muito ir numa churrascaria com você! Existem experiências dos mais variados tipos e orçamentos. Pense na pessoa que deseja presentear e busque vouchers em sites de compras coletivas. Eles vão amar!

  • Faça você mesmo

Se você gosta de trabalhos manuais, considere fazer alguns (ou todos) os presentes deste ano. Existem milhares de ideias online, desde cestas de guloseimas, artigos de crochê, quadro com fotos da família e docinhos gourmet. Use suas habilidades e crie presentes únicos! Capriche na embalagem e escreva uma dedicatória bonita para deixar ainda mais especial.

Dica 3 – Não procrastine!

Não é um mito. Conforme a data do Natal vai se aproximando, o preço das coisas aumenta e a qualidade vai caindo. O nível de estresse também aumenta. As pessoas lotam os shoppings e centros comerciais e os produtos vão sumindo das prateleiras: a receita do desespero!

Quanto mais cedo conseguir comprar os presentes, as decorações e as compras de casa, melhor! Além de escapar das multidões, você consegue os melhores preços. Inclusive, se você já aproveitou a Black Friday para garantir alguns dos presentes: parabéns!

Dica 4 – Deixe o cartão de crédito em casa

Você vai no shopping comprar dois ou três presentes que faltam da sua lista. De repente você vê uma super promoção na sua loja de roupa preferida! E olha, tem até aquela blusa que você viu no mês passado… Em meio a tantos presentes para os outros, você merece alguns também, né?

Já deu para ver o perigo… E os lojistas sabem bem como surfar na onda do Natal. Tudo é luminoso, atrativo e cheio de “promoções”. Por isso, quando for às compras: deixe o cartão de crédito em casa. Assim você foca no que é mais importante e não foge do orçamento.

Dica 5 – Sempre confira online primeiro!

Existem duas grandes vantagens de comprar online: comparar preços e evitar a tentação de várias lojas físicas em promoção ao mesmo tempo. E especialmente nesta época do ano, as lojas físicas costumam ter preços mais caros. Afinal, você já está ali, basta pegar e levar para casa. É conveniente e os lojistas sabem disso.

Por isso, procure os presentes online. Compare modelos similares, veja se existem descontos na compra de dois ou mais artigos (se estiverem na sua lista, claro) e se atente às políticas de entrega e de devolução. É importante que o presente chegue pelo menos alguns dias antes do Natal, ok?

Dica 6 – Peça os recibos

Vale tanto para as lojas físicas e online. Por mais que você pense na pessoa e escolha o presente “perfeito”, ainda assim pode ser que o tamanho não sirva, a cor não seja do agrado ou o produto tenha algum defeito que passou despercebido.

Para evitar estresses na devolução ou troca, peça sempre a nota. Depois, guarde todas juntas. Algumas lojas físicas até enviam por e-mail, o que facilita ainda mais. De qualquer modo, seja organizado e mantenha as notas por pelo menos o período que as lojas permitem a devolução ou a troca.

Dica 7 – Lindo e criativo

Quando você pensa em Natal, o que te vem à mente? Talvez pense em luzes, bolas, árvore, meias na lareira, malhas de lã, panetone, uvas passas e neve, certo? E você não está sozinho. Natal é uma celebridade com uma estética muito marcante, e as pessoas já esperam ver as decorações típicas.

Mas, antes de sair comprando as decorações deste ano, aqui vão algumas dicas:

  • Primeiro, resgate aquela caixa no fundo do armário e veja o que você já tem. Teste as luzinhas, veja o que está em bom estado e separe para usar! Só depois veja se tem algo que precisa comprar.
  • Segunda dica: avalie o seu espaço e circunstâncias. É fácil se empolgar nas compras e trazer muito mais do que nossa casa comporta em decoração. Também é preciso pensar na situação da sua família. Aquela árvore linda e alta pode ser um convite irresistível para seu gato derrubá-la. Bolas e decorações pequenas na altura das crianças são outro risco a ser considerado, pois podem se engasgar com elas. Fique atento também às luzes e ao sistema elétrico. Se notar alguma irregularidade (calor excessivo ou fumaça) desligue imediatamente e descarte.
  • Terceira dica: envolva a família e os amigos na decoração! Uma das melhores partes do Natal é montar a árvore e decorar em boa companhia. Daí, seja criativo! Ao invés de comprar bolas novas, porque não deixar as crianças personalizarem as suas? Afinal, o Natal é muito mais sobre estar juntos, do que algodão imitando neve.

Dica 8 – Para os inesperados

A casa está decorada, os presentes foram comprados, você está terminando de embrulhar quando de repente se lembra de alguém. Porque sim, sempre falta alguém na nossa listinha. Pode ser a professora do seu filho, o porteiro do prédio ou mesmo sua tia.

Não tem como evitar. Vamos esquecer de alguém. E pode acontecer de alguém inesperado aparecer na Ceia. O que fazer?

O melhor é contar com o imprevisto desde o início. Nossa dica de ouro é: tenha alguns presentinhos de “emergência” em casa. Pode ser uma caixinha de chocolate, um vale presente mais barato, um potinho de geleia feito em casa ou um mini panetone. O importante é deixar já embrulhado, pronto para entrega. Assim você não passa por uma situação embaraçante e nem sai do orçamento.

Dica 9 – Uma Ceia Inesquecível

Você lembra o que comeu na Ceia de Natal do ano passado? Tirando a uva passa, é bem provável que você não se lembre muito de tudo que tinha na mesa. Mas com certeza se lembra de quem estava, e de como se divertiu em boa companhia!

Pense nisso quando estiver preparando a Ceia. Fazer uma refeição gostosa, que agrada a todos, não é sobre gastar com ingredientes muito caros e nem preparar mil pratos e sobremesas. Basta pouco para ter um momento especial juntos. Além de se manter no orçamento, você economiza tempo e estresse na preparação. Todo mundo sai ganhando!

Ah, e lembre-se que o bolso Food do seu Wiipo Flex pode ser usado em restaurantes, padarias, supermercados e muito mais. Já dá uma forcinha para as compras de Natal!

Dica 10 – Respire fundo

No meio de tantas decisões e gastos, é fácil ficar ansioso. Por isso, sempre que sentir que está perdendo a calma, lembre-se: estamos todos juntos nesse caos natalício. Respire fundo, coma uma fatia de panetone e ouça uma playlist de músicas de Natal. Qualquer coisa que te ajude a relaxar.

Foque na sua lista. Se precisar, enxugue as coisas, simplifique alguns dos preparativos, peça ajuda de outros e não se sinta mal em cancelar alguns compromissos para colocar as coisas em dia.

Afinal, o que vai ficar deste Natal são as memórias!

___

Desejamos ótimos preparativos festivos para você!