
Recrutamento e Seleção é um dos processos mais importantes de qualquer empresa. Afinal, talentos são os bens mais valiosos no desenvolvimento de qualquer companhia, e é preciso ter um encaixe entre o perfil do candidato, as especificações da vaga e a cultura organizacional. Se existir alguma falha ou o processo for pouco eficaz, pode acontecer uma contratação indevida, que irá resultar em perdas de produtividade, turnover e até mesmo aumento de custos no médio e longo prazo.
Processos digitais
O processo não se trata apenas de entrevistas e pode contar com diversas outras fases, como testes e dinâmicas. À medida que a tecnologia evolui e com as mudanças que ocorreram após a pandemia, tudo pode acontecer online, o que otimiza o tempo de deslocamento e ajuda a conciliar agendas. Até mesmo a aplicação de testes sem avaliadores ou o onboarding à distância se tornaram comuns.
Softwares all-in-one
A tecnologia está presente desde a publicação da vaga até o fim do processo. Fato. Mas a utilização de softwares all-in-one vem como uma forte tendência para esse ano, ocupando espaço como grandes aliados do RH. Estes softwares reunem várias ferramentas no mesmo espaço digital – o que facilita, e muito, as tarefas do dia a dia.
Customização da jornada
Não é de hoje também que a jornada personalizada do candidato está em evidência para os profissionais dessa área. Processos genéricos não agregam valor para ambas as partes. Assim, em 2023, outra tendência é a customização das interações entre empresa e o candidato. Com uma jornada adaptado ao profissional, o RH pode colher dados relevantes, identificar padrões comportamentais e reconhecer traços subjetivos através das etapas iniciais do recrutamento e aplicá-las na seleção de pessoas.
Essa ação vai muito além de feedbacks detalhados. Ela serve para auxiliar na elaboração de perguntas relevantes durante as entrevistas. Etapas construídas com base nas atividades centrais do cargo são essenciais para identificar nos candidatos as habilidades e competências necessárias para o trabalho. É um direcionamento para o recrutador e um guia para os candidatos.
Recrutamento interno
Uma outra tendência para 2023 é o recrutamento interno. As empresas buscarão preencher as novas vagas abertas com pessoas que já fazem parte do seu time e atendem aos requisitos de eficiência. Além de recompensar os colaboradores por sua dedicação e esforço em suas atividades, é um caminho que permite que eles cresçam em seus cargos e construam trajetórias sólidas internamente.
Muitas destas tendências já são utilizadas, em especial a digitalização dos processos – uma consequencia à popularização do trabalho remoto. Essas tendências são o caminho para tornar a área de RH mais assertiva e estratégica, colhendo resultados cada vez mais positivos, trabalhando na atração de talentos alinhados culturalmente.
E em sua empresa, quais tendências em Recrutamento e Seleção já estão implantadas? Compartilhe este artigo com seus colegas da área e faça parte desta transformação.
____
Conteúdo em parceria com Ali Crédito